terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Estação da RENER em Nova Friburgo, RJ

De acordo com o Artigo 6.2, da NORMA DE ATIVAÇÃO E EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DA REDE NACIONAL DE EMERGÊNCIA DE RADIOAMADORES – RENER.    
                                                     


1º Simulado Real de Nova Friburgo



Descrição do simulado:

No dia anterior foi feita em uma das nossas repetidoras uma explanação sobre o simulado para todos os radioamadores envolvidos.

Ficou estabelecido que o coordenador da RENER iria para o COMDEC para iniciar os trabalhos com os demais órgãos e sair em comboio para estabelecer os contatos com os cenários.  Os demais radioamadores já estariam nos pontos e se apresentando para os outros órgãos envolvidos. Todo evento será coordenado pelo Cel.Palência  estartando cada cenário .

Da parte Técnica:

O Granf possui hoje 3 repetidoras na cidade em pontos estratégicos, e também detêm a manutenção de mais duas repetidoras a nossa disposição , da Defesa Civil  e da Policia Federal.


Fizemos um link da repetidora do centro da cidade para a da Policia Federal que esta no Altíssimo Caledônia, desta forma a cidade e os pontos cenários estariam cobertos.  Os carros do combóio e  3 cenários estariam em cross band, onde todos os hts que não teriam acesso as repetidoras, ficaram em 440Mhz tendo todo o simulado sido coberto. 30 radioamadores,  5 carros e nossa sala de comunicação foram usados no simulado

Inicio do simulado:

A Estação RENER Municipal e Presidente do Granf Carlos Eduardo -  PU1-PZP) faz uma chamada dos pontos. Após a resposta de todos os pontos, me apresentei ao Cel. Palência, informando-o que a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, esta ativada no Município de Nova Friburgo sob o meu comando e pronta para Dar suporte as comunicações durante o Simulada da DEFESA CIVIL e que seguiria junto ao comboio de comando, fazendo os disparos para os cenários de acordo com as ordens Recebidas do Cel Mori e Cel.Palência


Descrição dos Cenários:

Cenário 1 – Autran

Na Rua General Osório atrás do Raul Sertã  (Pista em mão dupla para chegada das ambulâncias, simulando que a avenida principal estava inundada)






Cenário 2 - Córrego Dantas

Simulação de duas vitimas, uma com vida e a outra sem vida em um desabamento.



Cenário 3 - Evacuação no ponto de apoio, segue comboio.

Cenário 4 - KM 58

Escorregamento de pista.



Cenário 5 – Condômino do Lago.



Resgate de Vítima nos escombros, com saída de ambulância até o campo de futebol do Campo do Coelho para ser transportada pelo Helicóptero.







Descrição do nosso trabalho:


Estabelecemos contatos com todos os cenários, com todos os órgãos que necessitaram de comunicação. Foram quase 5 horas de contatos.  No cenário, 5 os meios de comunicação falharam e ali foi realmente muito importante a nossa presença. Suprimos as comunicações com a Polícia Militar, para saber o momento da decolagem do helicóptero para o local onde pegaria a vítima. Quando o mesmo pousou todo o cenário 5 já estava a caminho do mesmo.

Após o termino do simulado, eu Carlos Eduardo PU1-PZP, estação RENER, solicitei a freqüência e fiz um agradecimento a todos os radioamadores envolvidos e neste momento, desativei a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores – RENER, no Município de Nova Friburgo, RJ, onde por telefone, comuniquei ao Sr. Secretário da LABRE-RJ o Sr. Francisco Jacson dos Santos, PY1PDF.



Reunião de resultado do simulado no dia 30/12/2102:





Avaliação Geral do Cel. Palência:


O exercício foi sensacional. De todas as associações e do poder público, ouve comprometimento. O maior valor desta cidade esta no cidadão. Minha chegada foi em 2011. Fiz avaliação da cidade, dos morros e elevados. Mas sabendo do impacto da tragédia, vi no semblante das pessoas a vontade em ajudar, e foi isso que me cativou, e foi isso que eu vi no simulado, o comprometimento para ajudar a cidade.



Excelente, sucesso total. A integração entre as associações, vinda do helicóptero do GAM, o resultado prático foi ótimo, simulado de sucesso com comprometimento e espírito de cidadão.



Avaliação interna dos órgãos envolvidos:


AUTRAN: (Autarquia Municipal de Transito)


Parabenizo os radioamadores que auxiliaram e chegaram cedo nos pontos, dando segurança no nosso trabalho, entenderam e se apresentaram para auxiliar nossa equipe, até mesmo os que estavam de férias ou folga se apresentaram, e aonde não conseguimos nos comunicar, os radioamadores supriram as comunicações.



ÁGUAS DE NOVA FRIBURGO: 


Impressionada com a organização, o simulado foi tão real que foi emotivo. A comunicação em tempo real dos radioamadores, é muito importante. O impressionante é que o Brasil não tem essa cultura; Mas aqui em Nova Friburgo, estamos nos preparando de maneira profissional. Só falta a população entender melhor o que esta acontecendo e melhorar a sua participação.



CRUZ VERMELHA: Fatores importantes, a garra e o empenho do nosso pessoal.  Os  radioamadores supriram com comunicação, todos os órgãos. Parabenizou os Cel. Mori e Palência, pelo entrosamento entre os órgãos.


CODENF: (Conselho de desenvolvimento de Nova Friburgo) O simulado foi um divisor de águas, senti orgulho de fazer parte, a qualidade, o resultado foi excelente, associações de bairro, onde os moradores iram receber informações dos órgãos e também explorem as ideais.


CORPO DE BOMBEIROS:


A comunicação do Corpo de Bombeiros não faz contato com a Defesa Civil. Isso temos que melhorar e treinar. Se não fosse os radioamadores não teríamos a comunicação, não sabíamos sobre o helicóptero. Temos que adquirir rádios para falarmos com eles. Sabemos que é um problema institucional, mas temos que melhorar a nosso Sistema de Comunicação Individual e com os radioamadores. Vamos nos empenhar para termos no mínimo o contato com os radioamadores. (Fazermos exercício de Comunicação). Sabermos onde moram, para sabermos qual o bairro que teremos comunicação, caso precisemos.



COMUNICAÇÃO SOCIAL:


Emitimos os boletins em tempo real. Tudo isso só aconteceu devido a presença dos  radioamadores. Nada funciona sem eles. Nosso objetivo e passar informações verídicas para abafar a mídia predatória, que querem vender uma imagem positiva da cidade, para salvar a cidade financeiramente. O que faltou foi um canal de comunicação para a população.


DEFESA CÍVIL:

A integração dos órgãos o empenho, a participação da defesa civil, a melhorar o trem do socorro. Repetir o simulado para cada vez melhorar.



DER: (Departamento de Estradas e Rodagem)

Orgulhoso de participar do simulado, estamos sempre em alerta pelos escorregamentos e etc. A integração foi crucial, para o deslocamento a Autran, a comunicação dos radioamadores é impressionante e primordial.



DIÁLOGO: Estamos envolvidos com a cultura de prevenção, nas minhas anotações foram na ótica do resultado do acontecido, pontos positivos principal destaque dos radioamadores, sem falha e espaço para boatos, a sintonia do 6 GBM com a Defesa Civil, Possibilidade da integração entre os órgãos. Pontos de melhoria, sirenes manter as mesmas tocando, atendimento psicológico a população, falta de rádios para os órgãos estarem em sintonia com os radioamadores, o bota fora, Envolver lideranças Comunitárias, formação de NUDECS, a baixa participação da população porque aos mesmos dizem que não se sentem seguros sem atendimento do poder público.


ENERGISA: (Companhia de Energia)

Nosso plano interno foi acionado e funcionamos, desenergisamos a rede nos pontos. Parabenizou a todos os envolvidos.



FAOL: (Friburgo Auto Ônibus)

Agradecer a todos envolvidos, principalmente a Autran que desobstrui as vias para nossa participação.



INEA: Somos fiscalização e licenciamento, mas parabenizamos o trabalho de todos.


AFRA: (Associação Friburguense de Radioamadores)

Parabenizar os envolvidos. Relato que não fomos convidados para a reunião. Outra coisa a relatar foi a participação do AFRA nas eleições e fizemos do Caledônia onde toda a cidade foi coberta.



GRANF: (Grupo de Radioamadores de Nova Friburgo)

O Granf, é uma entidade filiada a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão – LABRE, órgão representante dos radioamadores no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil. Por ser filiado a LABRE-RJ, O Granf, representa a instituição em Nova Friburgo, RJ, quando não estiver presente membros de sua Diretoria nas atividades radioamadorísticas na Cidade. Toda a atividade da RENER no Estado do Rio de Janeiro, RJ, tem a supervisão da LABRE-RJ. Neste Simulado, a Estação RENER em Nova Friburgo, RJ. teve o suporte do Granf.

Abro esta explanação, agradecendo a todos. Agradeço ao Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil pela integração e confiança em nosso trabalho. Para nós do Granf, é uma honra sermos os mantenedores da repetidora da Defesa Civil do Município de Nova Friburgo, RJ. Coloquei também os projetos sociais com as comunidades e do trabalho com rádio comunidade com informações em tempo real durante uma emergência.



SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO:

Parabéns pela integração, postura preventiva e educando as crianças



ORDEM URBANA:

Nós temos o nosso radio e o testamos do Caledônia e falamos com todo o Município. Ontem foi um marco na história da cidade. 30 guardas e 10 viaturas. Feliz por fazer parte da equipe.



O Coronel Palência. Termina a reunião,  agradecendo a todos, dizendo que temos muito que caminhar, que estamos lutando e trabalhando juntos para garantir a segurança ao cidadão, que se orgulham desta Cidade. Ganha a cidade, ganha o cidadão e nossa imagem passa a ficar positiva e bonita para o Brasil..



É o que me cumpre relatar

Carlos Eduardo Bastos Fontão  ( PU1-PZP) –

Presidente GRANF/Estação Municipal RENER



Prefeitura de Nova Friburgo

Defesa Civil de Nova Friburgo

DGDEC – Departamento Geral de Defesa Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.