quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ENCHENTE EM BLUMENAU – SETEMBRO 2011







No dia 07 de Setembro de 2011 quando o Prefeito Municipal João Paulo Kleinübing cancelou os desfiles de 07 de setembro nosso coordenador Municipal PP5FE Glenn iniciou os preparativos para acionar a rede Rener no Vale do Rio Itajaí.

O monitoramento das Barragens do Alto Vale e o acompanhamento das condições metereológicas nos mostrava que   a grande quantidade de chuva prevista para a região nos colocava em prontidão, numa condição de alerta para a região do Alto Vale e Vale de Itajaí.

Neste ponto todas as atenções estavam voltadas para o Alto Vale pois todo o volume de água estava subindo rapidamente e cientes que esse volume passaria por Blumenau e Itajaí, a rede começou a ser formada.

O Coordenador Municipal da Rener PP5-FE Glenn Prussek Martinho juntamente com o PP5QY Werner keske da Rener/CRB – Clube de radioamadores de Blumenau, se dirigiram para a prefeitura Municipal de Blumenau com Equipamentos para a montagem das estações no CCO – Centro de Comunicação Operacional.





PP5CL Cláudio Moraes manteve outra estação ativa próximo ao 23 BI, visto que com a subida do nível rio a cidade ficaria com este ponto isolado do restante. A partir do dia 9/11, PP5CL Cláudio conseguiu seu deslocamento até a base montada na Prefeitura Municipal.

Todos os equipamentos forma instalados e a partir deste momento o CRB – Clube de Radioamadores de Blumenau disponibilizou a repetidora 147.390 Mhz. Para ficar a disposição da Defesa Civil e compor a rede Rener.

Esta repetidora é de grande importância, visto que nos assegura uma comunicação confiável de Rio do Sul a Itajaí.
Equipamentos montados no CCO – Centro de Comunicações Operacionais pela Rener

01 – Icom IC706 – Na freqüência da Repetidora do Exercito 23 BI

01 – Yaesu 8900 – Na freqüência da Repetidora do CRB 147.390Mhz  (Contato seguro entre Rio do sul com Blumenau, Brusque e Itajaí).

01 – Equipamento DStar com comunicação direta com o 23 BI de Blumenau (Comunicação Digital e segura) caso fosse necessário.

01- Equipamento na freqüência aeronáutica 123.450Mhz para controle do espaço aéreo de Blumenau e Sinalização e apoio aos pousos das aeronaves na avenida ao lado do Prédio da prefeitura Municipal.
04 – Ht’s para uso móvel se necessário.
Com a estrutura da rede montada e tecnicamente operante solicitamos a um colega RENER da cidade de Rio do Sul, Neste momento e durante todo o período dos eventos nossa Base no Alto Vale (Rio do Sul) ficou sob a responsabilidade de PU5LAC Luiz Alberto Costa da Silva, felizmente não teve sua residência afetada, e operou de forma ininterrupta durante todo o evento nos abastecendo com informações atualizadas do nível e barragens da região.

Infelizmente em Rio do Sul quase que 100% das moradias foram atingidas e nossos colegas da Rener tiveram que se preocupar com suas famílias e residências não podendo dedicar seu tempo para participar da rede.

A necessidade de suprir a coordenadoria Estadual em Florianópolis com todo este volume de informação fez com que PP5CL Cláudio de Blumenau solicitasse ao Presidente da Crarsul PU5LAA Antonio Luis Amorim a ativação de um link com o Litoral. PU5LAA Antonio Luis Amorim de rio do Sul que desabrigado, ocupou a sede da repetidora em cima do morro com sua família e tentou de várias formas Linkar a repetidora 145.230 Mhz com a de Itajaí 145.270 Mhz, mas devido a proximidade das freqüências das duas tecnicamente o link não foi possível. Estamos revendo toda a  estrutura das repetidoras para caso seja necessário serem alteradas ou habilitado os links remotamente, sendo possível uma cobertura maior de municípios.
Itajaí – Resumo das operações – RENER

Em Itajaí município este que recebe as águas do Vale do Itajaí e da região de Brusque estava em alerta, preocupados com o volume da água e monitorando também a tábuas das marés.

O CRAI – Clube de Radioamadores de Itajaí em conjunto com a RENER e DC/Itajaí montou bases e equipamentos com operadores capacitados para esta situação, sendo utilizados os seguintes locais:

a)    Na Secretaria de Obras do Município;
b)    Na Paróquia São Cristóvão;
c)    No Ginásio Gabriel João Colares, e
d)  No Quartel do Corpo de Bombeiros/Bairro Fazenda;

Para agilização dos trabalhos o CRAI estabeleceu prioridade para as Repetidoras: 146.790, 145.270 com link e montou uma com frequência direta com Blumenau: 147.390 Mhz.

O PP5PM Roberto Pinheiro prontamente instalou a base na Defesa Civil de Itajaí  e estabeleceu contato com Blumenau, Rio do Sul e Brusque.
Neste momento todas as informações chegavam de forma clara e com segurança. Através dos números que se apresentavam, foi possível evacuar vários bairros (Cordeiros parte baixa, Murta, Itaipava, Espinheiros, Promorar, Cidade Nova, São João, Rio Bonito, Carvalho, São Judas, Imarui e Imarui II) com o apoio do Exercito, DC e da comunidade.

Nos Abrigos de Itajaí a Rener enviou equipamentos e operadores capacitados para esta situação. Um dos abrigos foi operado por PP5BK Marcelo Granville Presidente da LABRE-SC.

Foi montada também uma estação no COPOM DE Itajaí operada por PU5DLS  Danilo Leal da Silva passando em tempo real todas as operações do Exercito e DC assim como as ultimas medições do nível dos rios.

Brusque – Resumo das operações – Rener

Em Brusque, uma das cidades muito atingida, a Rener, através de PP5SA Marcos, PU5CHO Adriano e PU5FLS Kleber além de gerenciar as comunicações locais em ajuda aos desabrigados, também passavam informações para Blumenau e Itajaí.

As quatro cidades estavam com seus canais de comunicação seguro e confiável, e através da Rener Itajaí, as informações chegavam até Florianópolis.

Todo trabalho se intensificou na madrugada do dia 09/09, quando o volume das águas começou a chegar a Blumenau e as ruas começaram a ser invadida.
O trabalho de retirada da população pelo exercito e abertura dos abrigos foi feita de forma coordenada. Sempre com as informações sendo atualizadas a cada hora ou a 30 minutos se alteração fosse de grande nível, acima da média que vinha subindo. Toda esta comunicação passava pelo centro CCO montado pelos integrantes da Rener.

Os primeiros Helicópteros começavam a chegar com ajuda e transportes de autoridades, imprensa e pessoas necessitadas, neste momento o Centro de Controle Operacional fazia do uso da freqüência aérea para dar segurança as aeronaves na aproximação e pouso, sempre com o apoio da Guarda Municipal e o Exercito. Durante todo o evento as informações chegavam e nossa equipe se moldava para atender todas as solicitações. Vários Radioamadores Capacitados da Rener estavam em campo ajudando os desabrigados e suprindo de informações as centro de controle junto aos Dc’s Municipais.

Uma outra equipe com rádios deram apoio aos Jipeiros dos municípios que usaram de seus veículos no socorro e na retirada de famílias dos locais afetados, através dos radioamadores destas viaturas conseguimos passar rapidamente os pedidos de socorro e um tempo rápido na resposta.

Um alívio em todo o Sistema na Sexta feira quando o nível do Rio Itajaí-açu se estabilizou e a previsão era de baixa gradual a partir deste momento. Sábado 10/09/2011 Com a baixa do rio Itajaí-Açu, as viaturas moveis da RENER Jipeiros/Radioamador, puderam voltar ao trabalho passando com água a 40 cm para resgatar pessoas e levar água e alimento. Pessoas essas que já estavam a 3 dias ilhadas.

As informações com os níveis das medições continuavam de hora em hora e foi dado inicio aos trabalhos de limpeza nas ruas onde já se podia chegar. Domingo 11/09/2011 Os abrigos iam sendo desativados com a informação que aquele bairro já havia condição segura dos moradores retornarem para suas casas e iniciar o processo de limpeza e recuperação dos imóveis. A prefeitura rapidamente disponibilizou maquinas e funcionários para a limpeza e as 19 horas do dia 11/09/2011 a rede RENER foi oficialmente desativada.

Graças aos cursos e treinamento, conseguimos uma comunicação segura e vários municípios, estes citados e pequenos municípios ao redor. Este exemplo de rapidez e eficiência se deu graças ao empenho de Radioamadores anônimos que usam de seus rádios e trabalham exaustivamente em prol da comunidade.
Vários outros que ainda não receberam a capacitação da RENER,  contribuíram para este evento e agora solicitam os cursos de Capacitação. Pelo menos uma centena de Radioamadores da região participaram direta ou indiretamente desta rede que foi montada. E todos tiveram seu papel de igual importância para todo êxito nas operações.  Tudo foi feito com muito respeito e disciplina.

Todos nós envolvidos com a rede RENER, esperamos que este fato não se repita, mas caso seja necessário estaremos prontos para colocar no ar a Rede RENER de Comunicação. Pelo menos uma centena de Radioamadores da região participaram direta ou indiretamente desta rede que foi montada. 

Cláudio Moraes - PP5CL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.